sábado, 2 de junho de 2007

Bulimia emocional

No Panamá, conheci uma pessoa a quem você não pode perguntar aquele tópico: "O que você está lendo?" (para substituir o comentário ainda mais batido sobre algum aspeto do clima).

Piel de cocodrilo

E não é exatamente que a pessoa não goste de ler; muito pelo contrário: tem a capacidade para engolir un romance enteirinho em duas horas e, além disso, entrar no argumento, fazer acertados comentários críticos sobre os personagens ou a técnica narrativa. Me comentava: "Às vezes, sinto muito ser tão rápida porque perco o prazer de saborear a leitura".

Lembro esta frase ao colocar certo ordem eletrônico nas fotografías que tirei no Panamá e achar a que coloquei mais para cima. A sexta tinhamos programada a visita a dois hospitais de Coclé, a umas duas horas da capital. Ao terminar, nos detuvimos a paramos a almoçar chicharrones e milho na fonda La Fula, na vera da estrada de Aguadulce, com a intenção de não demorar muito e chegar á cidade antes da tranca do tránsito das sextas as cinco da tarde.

Aguadulce tem cana de açúcar e tem salinas. E tem praias no lado do Pacífico e algum porto esportivo, me falaram. Perguntei se tinha manguezais, e minha pergunta acabou dando ao dia a virada inesperada que dao as coisas quando as pessoas não se emperram em segurar as rédeas da vida com excessiva força por temor ao desconhecido.

O motorista da nossa perua tem um cunhado que mora em Antón, do lado da lagõa, e lançou a proposta de ir até lá. Uma de suas ocupações é caçar jacarés para comer com um anzol e, nos mostrou quatro ou cinco peles que tinha amontoadas perto da garagem de latão e tábuas de madeira. Acabamos a tarde bevendo água de coco que pegou da árvore e olhando o tempo passar, falando en umas redes que tinha pinduradas na sacada, enquanto na cidade de Panamá caia uma chuva tropical e algumas pessoas se desesperavam dentro do carro.

Como escreve Michel Lacroix no seu ensaio O culto das emoções, freqüêntemente a ânsia por vivir emoções "fortes" e "constantes", reduz a capacidade para admirar o redor e o saborear. Já falamos isso outras vezes: é necessário buscar a esponjosidade do tempo, o efeito levedura.

[Tradução do autor. Me desculpe os erros.]

Enlaces de interesse:
Penonomé - un cacique torturado por culpa del oro
Aguadulce
Michel Lacroix - Le culte de l'émotion

Nenhum comentário: