sábado, 23 de junho de 2007

Proibido ler

Quando a emblemática libraria Robafaves de Mataró (Barcelona) fiz 20 anos, Toni Cantó me presenteou uma edição especial de alguns contos de Voltaire com o título Sobre o horrível perigo da leitura.

Fachada-espejo

O primeiro motivo que do muftí Iussuf-Xeribí para condenar a recente chegada da imprensa é: Evidentemente, a facilidade de comunicar os pensamentos tem tendência a disipar a ignorancia, que é a guarda e a salvaguarda dos estados bem administrados.

Ontem lembrei este conto enquanto voltava para casa depois de acompanhar o paulistano José Castilho até o hotel onde fica estes dias, aquí em Barcelona. Tomamos cafezinho, champagne e o bolo tradicional de são Jõao (a coca) com Jordi e María, falando e rindo. José explicou para nós uma louvável iniciativa que está desenvolvendo o governo do Brasil no marco do Plano Nacional do Livro e Leitura. Tráta-se duma proposta desenvolvida no Ceará, onde 175 jovens e adultos especialmente treinados, são "agentes de leitura" com a missão de aproximar os livros ás pessoas. José nos mostrou uma bela coleção de ifotografias de crianças, adultos e idosos escutando como as palavras tecem histórias entranháveis, mágicas, surpreendentes ou tristes.

Lembram Antonio José Bolívar Proaño, o protagonista de Um velho que lia romances de amor, de Luís Sepúlveda?

Antonio José Bolívar Proaño tirou a dentadura postiça, a colocou embrulhada no lenço e, sem parar de praguejar o gringo inaugurador da tragédia, o prefeito, os garimpeiros, e todos os que prostituíam a virginidade da sua Amazonia, cortou um galho com o facão e, se apoiando nele, començou a caminhar em direção a El Idilio, a sua barraca, e a seus romances que falavam de amor com palavras tao bonitas que, às vezes, lhe fazíam esquecer a barbárie humana.

Agentes de leitura, uma dessas ocupações "simbiônticas", nas quais as duas partes tiram benefício. Quem, sorridente, tem acesso ao conteúdo do livro e quem, ao olhar o rosto sorridente experimenta uma emoção semelhante, em virtude da nova teoria dos "neurônios espelho".

[Tradução do autor. Me desculpe os erros.]

Enlaces de interesse:
Entrevista a José Castilho - sobre a leitura no Brasil
Plano Nacional do Livro e Leitura
Neurônios espelho

Nenhum comentário: