quarta-feira, 6 de junho de 2007

Fragância antiestresse

Estes dias, celebra-se a amostra Vilassar de Mar, un mar de flors, uma proposta popular para exaltar a primavera, dar rédea á criatividade, invitar ás pessoas a sair prá rua e estimular, além da vista, o olfato.

Jardí imaginari

A amostra tem 14 espaços onde foram recriados jardins aproveitando recantos que, ás vezes, passamos tantas voltas perto deles, que não os prestamos bastante atenção.

Acho muito bacana uma obra titulada "Jadim imaginário" que, seguindo a idéia original de Jordi Abelló, preoparou a Escola d'Art Floral da Catalunha no número 22 da rua Montserrat. A creação encontra-se num jardim que fica un metro por debaixo do nível da rua, no minúsculo espaço semi-uterino que são alguns dos pátios das antigas casas da vila da costa onde, além de tres ou quatro árvores de tronco grosso e boa sombra, costuma a ter uma fontezinha que proporciona uma agradável sensação auditiva de calma e frescor, e algum mosaico que cobre a parte baixa das paredes que o separam da casa do vicinho.

Este jardim imaginário mostra uma onírica nuvem vermelha onde os cravos -cujo cultivo substituiu faze anos o das famosas batatas da comarca do Maresme- parecem levitar ao encontro do nariz do visitante.

Desgraçadamente, muitos cravos já não desprendem aroma nenhum. E é uma pena, porque alguns estudos científicos mostram o potente efeito das fragâncias (e da lembrança de alguns aromas) para aumentar as concentrações de oxitocina, uma substancia muito relacionada com uma melhor adaptação das pessoas á seu ambiente social e com potente efeito antiestrés. Outro dos placebos com que nos presentea a natureza e que, com bastante freqüência, não sabemos aproveitar.

Achamos que perder a dependência do olfato é um signo da evolução, e tiramos o aroma dos alimentos e das flores, unificamos as fragáncias com aerosoles artificiais e lutamos contra nosso próprio cheiro. Talvez todo isso seja um erro.

[Tradução do autor. Me desculpe os erros.]

Enlaces de interesse:
Nota de Albert Calls sobre a amostra (em catalão)

Nenhum comentário: