sábado, 17 de março de 2007

O chefe do chefe

"O melhor do personagem é o que o personagem não é", diz Kristoffer a Ravn, o protagonista de O Chefe de tudo isso ("Direktoren for det hele"), o último filme de Lars von Trier.

Boss' eye

Em resumo: Ravn é dono de uma empresa de informática e decideu se inventar o Chefe de tudo issopara lidar tranqüilamente com sua meia dúzia de empregados e poder tomar decisões sem a incomodidade de ter que carregar com a culpa nem ser o alvo das críticas nem da ira dos trabalhadores. Quando Ravn quer vender sua empresa a ums islandeses que cismam para tratar direitamente com esse personagem, se ve forçado a contratar Kristoffer, um ator desempregado, para que visite a oficina durante uma semana, interpretando a esse Big Brother.

O medo e as aparências são os melhores aliados do poder, as melhores armas para conseguir a submissão. Apariências para vestir um corpo humano e medo pra afastar aos outros sem ter que depender constantemente de um par de socos. A estratégia roça a fronteira do "ideal" se é possível descaregar a culpa -possívelmente o esporte com mais adeptos do mundo, mais do que o futebol-, sobretudo se esse culpável é como um deus invisível e distante, pai de todo mal.

Um curioso artigo de Patricia F. de Lis no jornal espanhol El País de hoje leva o título 750 milhões de euros para enganar o Google. Fala das empresas dedicadas a conseguir que outras empresas estejam nos primeiros lugares dos buscadores como Google usando manipulações -que, ao mesmo tempo, permitem "maquiar" as páginas que falam mal dos interessados-.

O mesmo filme de Lars von Trier engana (mas engana no bom sentido): não é a comédia levinha que anuncia o narrador ao começo. É o espelho cruel que mostra a conduta de qualquer grupo humano onde um indivíduo tenha (ou deseje) o poder sobre os outros. Ainda não identificaram a situação laboral de nenhum conhecido?

[Tradução do autor. Me desculpe os erros]

Enlaces de interesse:
O Chefe de tudo isso
Trailer de "El Jefe de todo esto"
750 millones para engañar a Google

Nenhum comentário: