sábado, 24 de março de 2007

O ônibus nº 8

O Professor Girassol hospedou-se no quarto 122 do Hotel Cornavin de Genevra. Porém, quando Hergé publicou O Caso Girassol, este quarto não existia; foi colocado numa das remodelações devido á insistência dos tintinólogos para alojar-se nela. Hoje, um Tintim de dois metros da a bem-vinda aos hóspedes.

Hotel Cornavin


Mas esta não é a única curiosidade do Cornavin; neste hotel também está o relógio mais alto do mundo: trata-se de um engenho mecânico de 30,2 metros de altura colocado no buraco da escada.

La place Cornavin possui um charme especial. Ali está a estação central de Genevra, nela començam algumas ruas que conduzem inevitávelmente até o lago Léman e, além disso, aí tem um do seus pontos o ônibus da linha 8. Este ônibus tem a particularidade de se parar perto da sede de alguns organismos internacionais -como a Unicef, a OMS, a ONU, ou a Organização Internacional do Trabalho-; assim, num trajeto curto de poucos minutos é possível identificar pessoas de dez ou quinze paises distintos e escutar bastantes idiomas dessa maravilhosa Babel dos 6.912 idiomas vivos que existem no mundo.

Um passageiro portugués sentado no meu lado, antes de descer do ônibus me oferece o Correio da Manhã que acabou de ler. Acho um artigo que descreve a recente publicação de António Damásio no jornal Nature, onde descreve os resultados de um surpreendente estudo que demostra a relação das emoções nos juízos morais: observou que as lesões da área ventromedial do córtex cerebral prefrontal afetam o resultado de alguns tipos de juizo pelos quais uma determinada ação normalmente produz aversão moral. São pessoas que ten uma marcada redução das emoções sociais -as que provocam a culpa, a vergonha ou a compaixão-, e poderia explicar porquê existem indivíduos que matam "em nome do bem coletivo". Quem sabe se algum dia será obrigatório se fazer um scanner antes de presidir paises ou de dirigir exércitos.

[Tradução do autor. Me desculpe os erros]

Enlaces de interesse:
Tintim e o Hotel Cornavin
Ethnologue - Idiomas do mundo
A. Damásio - Lesões no cérebro influenciam moral

Nenhum comentário: