quarta-feira, 11 de julho de 2007

Des-humanizando

Uns anos atrás, Eudald Carbonell, um dos pesquisadores da jacida de Atapuerca, publicou um livro titulado Ainda não somos humanos. Sua hipótesi era que ao Homo sapiens ainda lhe tem muito caminho na frente até chegar á humanização completa.

espejo de la sociedad

Como explica Carbonell, apesar da revolução da técnica, a espécie humana não estará totalmente humanizada até o momento en que um pensamento social crítico permita uma vida melhor para todos e a solidaridade seja uma marca de nossa espécie.

Lembrei este livro o outro domingo lendo uma notícia no jornal de Barcelona La Vanguardia e uma entervista no Magazine do mesmo jornal. Antonio Cerrillo colocou o seguinte título na notícia: "Tratamento de deshumanização", e explica o estudo que estão fazendo sobre a maneira de conseguir deshumanizar os macacos criados em circos e outros espetáculos. A pesquisa, dirigida por uma equipe da Universitat Rovira i Virgili de Tarragona, analiza o processo pelo qual esses primates esquecem o hábito de dançar sevilhanas ou de fumar.

"É tanta a impregnação das condutas humanas nestes animais que eles não as esquecem mais", comenta uma das pesquisadoras.

A entervista a Syney Possuelo no Magazine titula-se "Se você calibra pela capacidade de sorrir, os índios são mais felizes que nós". Ele foi diretor da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), e explica sua experiência tratando de preservar os espaços dos indígenas do Amazonas da invasão dessa técnica que fala Carbonell: a do carro, a do celular e a dessa guerra mundial meio escondida que estamos sofrendo des de començos do século 21. Ele se pergunta se são realmente essenciais.

Os contrastes ainda são uma boa forma de percever algumas coisas, de provocar um automatismo no relé neuronal para comenzar a pensar. Então, só é preciso, afiar o espírito crítico, que é o motor para tentar melhorar as coisas.

[Tradução do autor. me desculpe os erros.]

Enlaces de interesse:
Entervista a Eudald Carbonell
Entervista a Sydney Possuelo
Funais